De acordo com a primeira tese, para se dar um determinado resultado será necessária a (inter)acção de inúmeros elementos de forma aleatória; para a outra, o bater das asas de uma borboleta num ponto do globo terrestre pode provocar uma tormenta nos seus antípodas num espaço de semanas.

O que explica, então, que uma disputa entre crianças marroquinas despolete uma série de eventos em vários países, envolvendo conhecidos e estranhos?
Num mundo em que a informação corre à velocidade da luz, não há tempo para comunicar com o vizinho, pelo que nesta "Babel" de Iñárritu a solidão é a linguagem que une as pessoas... e a maior parte das vezes tal nem sucede por maldade, mas por mera estupidez ou carência.
O 1º grande filme do ano e um salto qualitativo na já batida fórmula das estórias interligadas.
11 comentários:
Tanto elogio... acho que não vi o mesmo filme que tu. Pareceu-me tudo demasiado forçado. Bom filme sim, mas não assim tão bom.
Para o que gostei do filme, nem me parece que tenha feito assim tantos elogios.
E se gostássemos todo de cinzento isto não tinha lá muita piada, não é?
Já agora, o que te pareceu assim tão forçado? O enredo, os desempenhos dos actores, a música, a fotografia?
Se "1º grande filme do ano" não é um grande elogio, não sei o que será. Posso ter lido mal.
Nem gosto muito de cinzento, mas ainda nem que não gostamos todos do mesmo, claro.
Fotografia forçada não conheço, música forçada conheço muita mas acho que não se aplica aqui (pelo que consegui absorver, é claro que certas mentes prodigiosas conseguem captar muito mais pormenores à primeira,nas 2h e tal que estão no cine. Mas isso não é para todos...).
O desesmpenho também não está em questão, o enredo é fraquinho e previsível- tens aqui a tua resposta.
Para mim é, efectivamente, o 1º grande filme do ano que ainda agora começou - espero que venham outros do mesmo calibre ou melhores ainda.
Não concordo contigo quando dizes que o argumento do filme é fraquinho (até é bastante rico e interessante, a meu ver), talvez seja previsível para certas "mentes prodigiosas" que vão iluminadas para o escurinho do cinema...
Ontem tive oportunidade de ver o filme, e de facto é um dos bons filmes que vi ultimamente. Recomendo o Terceiro Passo (The Prestige) e As bandeiras dos nossos pais (The Flags of our Fathers). Também gostei bastante. Por isso se tiverem tempo vão ver. E tenho de concordar com o vigilant...ainda bem que não gostamos todos do mesmo :-)
"Babel" venceu nas seguintes categorias dos Globos de Ouro 2006:
- Melhor filme dramático;
- Melhor actor secundário - Brad Pitt.
http://www.imdb.com/features/rto/2007/globes
Vale o que vale...
Antes de vir responder, dei-me ao trabalho de dar uma vista de olhos na lista de vencederores de Globos e Oscar. Não ponho em causa as capacidades do Brad Pitt, mas por lá andam muitos vencedores que me assustam... Vale, apenas e só, o que vale. Para mim, e enquanto pensar pela minha cabeça, vale zero!
Mas quem sou eu pra falar de cinema? Diz que por aqui o critico profissional e cineasta experimentado é dos lados das polinésias...
1 - Os Óscares são apenas lá para Março, por isso deves ter visto mal essa lista de vencedores;
2 - Se o Babel valer zero (tão extremistas que estamos!...), quanto valerá o teu camarada André Sardet?
Eu sei que gostas de desconversar, mas agora tenho mesmo a certeza que precisas de mudar de lentes!
1-Se tu sabes (eu tb sei, e tb sei que tu sabes)que os Oscar são só em Março,parece-me obvio que consultei as listas de vencedores passados, não? Eu falei em listas, não me referi ao ano das mesmas.
2-O que para mim "vale zero" é esse tipo de premio e nomeações, não o Babel ou o Brad Pitt, mas tu hoje ou andas numa de fazer de patetinha ou ainda não estas bem acordado.
PS- Começo a achar que tens um qualquer fetiche com o Andre Sardinha. Fala com o Foca ou com o Tripas, é possivel que eles te ajudem a superar a cena com dranquilidad!
Siceramente, não entendo a razão pela qual chamas à baila as listas de vencedores passados. E será que todos os vencedores de Globos de Ouro e Óscares são maus, sem excepção, para valerem zero?! Não enfiemos tudo no mesmo saco...
E se alguém precisa de ajuda por causa de obsessões com sardinhas não sou eu. Ou renegas postas que publicaste com fotos e textos sobre esse rapaz talentoso?
Se conheceres o passado, avalias melhor o presente.
Eu não disse que todos os vencedores eram maus, pois não? Disse que não gosto desse tipo de eventos nem lhes dou credito. Tas mesmo dificil hoje!
Não renego nada do que faço (consciente ou não). Parece-me é que só olhaste para as fotos do maior e nada de ler o que estava escrito...
Enviar um comentário